Skip to main content

Haydu, V. B., Fornazari, S. A., Borloti, E., & Haydu, N. B. (2014). Facetas da Exposição In Vivo e por Realidade Virtual na Intervenção Psicológica no Medo de Dirigir. Psico, 45(2), 136-146.

APA Citation

Haydu, V. B., Fornazari, S. A., Borloti, E., & Haydu, N. B. (2014). Facetas da Exposição In Vivo e por Realidade Virtual na Intervenção Psicológica no Medo de Dirigir. Psico, 45(2), 136-146. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.11442

Publication Topic
ACT: Conceptual
ACT: Empirical
Publication Type
Article
Language
Portuguese
Keyword(s)
Medo de dirigir, exposição, Terapia da Aceitação e Compromisso, Terapia de Exposição por Realidade Virtual, Realidade virtual.
Abstract

Entrar em contato com o estímulo temido faz parte das estratégias de intervenção psicológicas mais indicadas ao tratamento de fobias e medos. Este artigo descreve os componentes de exposição em algumas das principais estratégias para tratar medos e fobias específicas, com destaque para a Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) e a Terapia de Exposição por Realidade Virtual (VRET), focando a fobia de dirigir. Dados da bibliografia mostraram que os principais tipos de tratamento envolvem a exposição às situações/objetos temidos, e essa pode ser pública e/ou privada (a experiência do sentir e do pensar na ACT) ou virtual, como na VRET. Conclui-se que respostas intensas de ansiedade são extintas na exposição ao estímulo público/privado, não importa se in vivo ou por realidade virtual, e como o medo envolve o comportamento verbal, os princípios de aprendizagem também são aplicáveis na extinção do comportamento emocional relacionado a essas respostas.