Skip to main content

Ortega, M. A. R. (2017). Uma perspectiva contextual e funcionalmente orientada para a terapia comportamental dialética. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 19(3), 110-123.

APA Citation

Ortega, M. A. R. (2017). Uma perspectiva contextual e funcionalmente orientada para a terapia comportamental dialética. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 19(3), 110-123. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i3.1058

Publication Topic
ACT: Conceptual
Other Third-Wave Therapies: Conceptual
Publication Type
Article
Language
Portuguese
Keyword(s)
terapia dialéctica comportamental; terapia contextual; regulación emocional; terapia integrativa; terapia de aceptación y compromiso (ACT)
Abstract

As terapias contextuais são terapias experienciais desenvolvidas dentro do enfoque da análise do comportamento. Embora a terapia comportamental dialética (DBT) tenha uma ênfase psicoeducativa e seja inspirada na filosofia dialética e no budismo zen, ela gera interesse em terapeutas contextuais que desejam aprender as estratégias da DBT para fortalecer suas intervenções. Existem terapeutas de DBT que veem a análise do comportamento como um possível marco científico de referência que proporciona maior precisão, controle e atualização de sua tecnologia clínica. Este artigo representa a primeira análise, conhecida pelo autor, da DBT em relação à Ciência Comportamental Contextual (CBS). O objetivo é fornecer uma análise lógica que permita aos terapeutas DBT repensar suas estratégias a partir de um referencial pautado na CBS e aos terapeutas contextuais integrar estratégias de DBT, mantendo a congruência com sua ciência. Acreditamos que um raciocínio CBS pode ajudar os terapeutas de ambas as abordagens a realizar uma integração entre essas áreas.