Brazil
ACBS Brazil: Brazilian Chapter of the Association for Contextual Behavioral Science
Affiliated 2017
Contact Information
Alan Pogrebinschi
Current President
Follow the Brazil Chapter Facebook Page
ACT in Portuguese (ACT em Português)
A literatura referente à Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) existe essencialmente em inglês o que pode ser um obstaculo para muitos leitores lusófonos. A ideia de criar a página em português permitirá, espero, tornar acessivel às pessoas interessadas esta abordagem terapeutica que muito enriquece a minha prática clínica.
Portuguese Audio Exercises
Tomada de perspectiva diante de casos difíceis - Paulo Bozza. Exercício de tomada de perspectiva para casos clínicos difíceis (Exercício inspirado em Hayes e Vilardaga 2010). ( Using perspective taking with difficult clients - Paulo Bozza).
Classes and Online Workshops in Portuguese
Workshop online em ACT - " Curtindo a festa por inteiro" - Paulo Bozza (ACT online workshop (in portuguese) - “Enjoying the whole party” - Paulo Bozza)
Rolê Contextual Entrevista. Michaele Saban-Bernauer: trajetória, ACBS Brasil e o primeiro grande evento
Interview (in portuguese) with Michaele Saban-Bernauer: Her journey, ACBS Brazil and the bigger first event in Brazil
Rolê Contextual Entrevista. Mônica Valentim - Espiritualidade, Behaviorismo e Terapias Comportamentais Contextuais
Interview (in portuguese) with Mônica Valentim - Spirituality, Behaviorism and Contextual Behavioral Therapies
Roteiro ACT - Guia de Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso
Roteiro ACT - Guia de Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso. Por Jim Lucas (ACBS Peer-reviewed ACT Trainer).
traduzido e adaptado por Catia Magalhães, Bruno Carraça e Margarida Gaspar de Matos.
Metáfora
Metáfora da "Rádio Ansiedade (Anxiety News Radio Metaphor): contextualscience.org/met_fora_da_r_dio_ansiedade_anxiety_news_radio_met
Barbosa, L.M., & Murta, S. G. (2015). Acceptance and commitment therapy: history, fundamentals, model and evidence. Brazilian Journal of Behavioral and Cognitive Therapy, 16(3), 34-49.
Barbosa, L. M., & Murta, S. G. (2015). Acceptance and commitment therapy: history, fundamentals, model and evidence. Brazilian Journal of Behavioral and Cognitive Therapy, 16(3), 34-49. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i3.711
Este artigo tem o objetivo de realizar uma revisão histórica e conceitual da terapia de aceitação e compromisso (ACT). Esta é uma terapia cognitivo-comportamental baseada (a) no contextualismo funcional, filosofia que visa à predição e influência do comportamento com precisão, escopo e profundidade; e (b) na teoria dos quadros relacionais, uma abordagem pós-skinneriana da linguagem e da cognição. A ACT propõe um modelo de mudança do comportamento denominado flexibilidade psicológica, que explica o funcionamento saudável e psicopatológico por meio da interação de processos psicológicos normais. As evidências de efetividade e processo sinalizam que a ACT é um sistema terapêutico promissor, diretamente orientado para a identificação de mecanismos de mudança do comportamento humano.