Skip to main content

Questionário de Razões

Questionário de Razões

Nome: Data:

Leia as seguintes situações. Para cada uma delas, dê razões (motivos) que uma pessoa provavelmente daria para cada um dos eventos.Liste ao menos 8 razões para cada situação. Não vá para a situação seguinte sem antes terminar a anterior.

Situação A:

Clara acorda sentindo-se maravilhosamente bem, ouvindo o rádio e cantando e sorrindo a todos. Uma amiga lhe pergunta, “Por que você está tão feliz hoje?” Quais os motivos que ela poderia dar a amiga por estar tão exuberante?

____1. __________________________________________________________
____2. __________________________________________________________
____3. __________________________________________________________
____4. __________________________________________________________
____5. __________________________________________________________
____6. __________________________________________________________
____7. __________________________________________________________
____8. __________________________________________________________

Situação B:

Mário está sentindo-se completamente depressivo. Ele acredita que viver não vale mais a pena. Ele está com uma arma na mão, pensando em se suicidar. Quais motivo ele teria para estar com pensamentos e sentimentos suicidas?

____1. __________________________________________________________

Situação C:

Patrícia é uma mulher obesa de meia-idade. Ela participa dos Vigilantes do Peso e está determinada a emagrecer. Ela sai da primeira reunião cheia de esperança, mas quando ela retorna na semana seguinte ela admite que ela simplesmente não conseguiu seguir a dieta. Quais razões ela poderia dar ao grupo para justificar ter saído da dieta?

____1. __________________________________________________________

Situação D:

Agora, vamos considerar cada situação novamente. Neste momento, nós gostaríamos que você listasse 3 razões que você provavelmente daria nestas situações. Não olhe as razoes que você já deu para estas pessoas. Você pode, é claro, escrever alguma razão que você já tenha escrito antes, desde que seja uma razão sua.

____1. _________________________________________________________

Após listar suas 3 razoes para cada situação acima, volte ao início do questionário em ordem. Abaixo de cada situação você verá uma pequena linha (ex: __1. ____________). Classifique cada razao de acordo com o quanto você acredita que ela seja boa. Uma boa razao é aquela que você considera válida ou razoável. Classifique cada razao, usando a escala abaixo:

Ruim 1 2 3 4 5 5 7 8 9 Boa

Escreva a nota que indica sua opinião sobre a razão dada.

Ao terminar este questionário, você terá uma ferramenta para trabalhar com seu terapeuta ou coach em ACT.

Este questionário foi recebido por Rob Zettle, que o adaptou e usou-o em sua dissertação.
Zettle, R. D. , & Hayes, S. C. (1986). Dysfunctional control by client verbal behavior: The context of reason-giving. The Analysis of Verbal Behavior, 4, 30-38.